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terça-feira, 28 de junho de 2011

Livroteca - Transformações da Politica na Era da Comunicação de Massa

Autor: Wilson Gomes
Editora: Paulus - www.paulus.com.br
Preço médio: R$43,00

"se começarmos por examinar o vetor que vai da política aos negócios, veremos que o mundo da política tenta conseguir, do mundo dos nengócios, doações para campanhas e/ou dinheiro para "caixinha" usando cacife eleitoral provocado por uma superexposição midiática positiva de agentes e grupos em disputa na arena política. A metáfora do cacife faz sentido à medida que, para satisfazer os cálculos de ganho e de interesse do mundo dos negócios, o agente da política em campanhas precisa parecer ter chances de vencer a eleição. Uma das formas de assegurar as suas chances é, justamente, a boa repercussão no sistema informativo da comunicação de discursos, declarações e atos do candidato"
Trecho do livro, extraído da página 150.

"estar distante dos proprietários dos meios de comunicação e dos diretores de redação, por exemplo, pode ser fatal para a sobrevivência política, mesmo para a existência política realmente muito forte no interior do campo da política"
Trecho do livro, extraído da página 160.

"há ainda o expediente da barganha entre mundo política e empresas de comunicação, em que o primeiro oferece recursos políticos, como verbas publicitárias públicas, concessões de rádio e televisão, empréstimos e financiamentos públicos, em troca do recurso midiático (exposição positiva, campanha favorável)"
Trecho do livro, extraído da página 161.

"as empresas brasileiras de comunicação sustentam-se basicamente em duas fontes: a propaganda governamental e os grandes anunciantes privados"
Trecho do livro, extraído da página 154.

"quando o governo contribui com a empresa de comunicação através da publicidade oficial, frequentemente autoriza-se a pretender retribuição na forma de boa vontade editoral"
Trecho do livro, extraído da página 161.

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