Durante os períodos de férias e alta temporada, o volume de turistas aumenta assustadoramente em muitas cidades do mundo. O aumento temporário da população nessas cidades traz enormes impactos sanitários, causados principalmente pela aumento de lixo, fato que gera danos ao meio ambiente. Um exemplo é o lixo deixado por banhistas nas praias, que transforma-se em ameaça a biodiversidade marinha. Dentro de outra ótica, a incapacidade da prefeitura recolher e processar o grande volume de lixo ultrapassa a esfera eminentimente sanitária e torna-se um problema ambiental.
Logo, prevendo o problema e pensando em reduzir os danos ambientes causados pelo "lixo turístico", a prefeitura do Balneário de Miraflores no Peru, criou uma ação que traduziu com todas as "latas, cocos, garrafas, sacolas plásticas e papel", o impacto do lixo na vida marinha.
Todo o lixo deixado por turistas na principal praia da cidade, durante o fim de semana, foi usado para montar uma escultura de baleia, medindo 12 metros de comprimento por 2 metros de altura. O objetivo foi simbolizar que o animal marinho morreu por causa do lixo e ficou encalhado na praia. Ao lado da "baleia de lixo", devidamente cercada com uma fita que isola corpos nas cenas de crimes, foi colocada uma placa: "Esta escultura foi feita com o objetos deixados na praia durante um fim de semana. Sujeira Mata. Vamos manter as praias limpas". Além da escultura, outra ações de comunicação foi a distribuíção de sacos de lixo para turistas com a frase: "Ensucias Mata" (Sujeira Mata).
O resultado da ação de comunicação de utilidade pública não poderia ser diferente: somente em 1 dia, foram feitas mais de 30 reportagens nos principais veículos de comunicação do pais, impactando aproximadamente 40 milhões de pessoas. Além gerar milhares de replicações das reportargens e outras tantas sitações nas redes sociais.
Contudo, o maior resultado foi a redução de 5 para 2 toneladas/dia de lixo recolhido na praia durante o verão subsequente a ação, segundo a prefeitura de MiraFlores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário